quarta-feira, 4 de março de 2009

Quem Sou como Professor e Aprendiz


Como Professor, sou aquele que acompanha no universo da internet as informações atuais do mundo globalizado, efetivo pesquisas, efetuo compras, mando e recebo email e pego programas na internet (download), como também tenho acesso a pesquisas na área de educação, onde utilizo drives para ler informações do meu interesse ou para tocar músicas e assistir filmes.

E no momento atual, trabalho com crianças de nível I a IV, de 6 a 11 anos, onde em determinado horário coordeno e ajudo professores a ministrar aulas e paralelamente em outro horário atuo como aprendiz no universo da tecnologia.

É bastante interessante! Ora aprendo, ora ensino e muitas vezes sinto no meu interior que não só ensino, não só aprendo, pratico tudo ao mesmo tempo e cada vez mais abre-se a cada momento mais possibilidade de aprendizagem. A cada momento uma novidade, uma curiosidade, uma informação nova dando-me através da ludicidade possibilidades de atuação em sala, através de jogos e brincadeiras proporcionando aos meus alunos a interdisciplinaridade com as disciplinas, dando evasão a criatividade com os conteúdos e atividades num processo de entrelaçamento proporcionando prontidão para assimilação dos conteúdos e desenvolvimento das atividades.

Como Aprendiz a minha percepção se tornou mais aguçada, há mais reflexão, dando-me uma visão de equiparação do que era e do que é hoje em termos de ampliação de comunicação nos dias atuais.

Anteriormente tínhamos como meios de comunicação cartas, bilhetes, recados, telegramas, jornal, radio e depois o telefone, que caminhando para o avanço surgiu o celular de uso individual e que atualmente este mesmo celular tem câmera, blutufe, grava e envia mensagens, e por ultimo temos celular que podemos conversar por vídeo e assim vai se distanciando cada vez mais a realidade de hoje com a de antigamente, onde nem se falava em computador.

E com isso os costumes do povo e sua cultura muda dentro de uma visão de que não só as empresas usam a tecnologia, mas se estendem as escolas, aos professores, aos funcionários, aos alunos e a comunidade escolar, onde quem sabe mais ensina quem não compreende o manuseio desta maquina que antes era privilégios de pouco e que gradativamente está se tornando popular e comum a todos através da escola, do acesso a compra, do lan house existentes em cada ponto da cidade, dando acesso de comunicação em todos os níveis, transpondo fronteiras e resolvendo questões de natureza social, econômico e político, independentemente da cor, raça, sexo ou nacionalidade. O ser humano hoje pode navegar além das fronteiras num processo de aprendizagem constante independente de também saber ensinar e ser facilitador de aprendizagem.

Professora Adriana Botelho Fernandes Cardoso

Coordenadora do Laboratório de Informática

da E.M.E.B. Ver. Rodolfo Valter Kunze




Nenhum comentário: